quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Obrigada às mulheres maravilhosas do Lactário

Esse desenho é um agradecimento para as mulheres que trabalham no Lactário da maternidade Perinatal de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde minha filha ficou um mês internada na Uti. Apesar de estar sem tempo de nada com a bebê recém nascida em casa (por isso o blog está tão parado) fiz esse desenho para agradecer o trabalho maravilhoso de incentivo e apoio a amamentação que recebi dessas mulheres.

Minha filha Lola nasceu prematura. Eu estava com 33 semanas de gravidez (7/8 meses) e ela ainda era muito pequena, com apenas 1345 gramas. Na Uti ela começou recebendo os nutrientes por meio de uma sonda intravenosa. Aos poucos passou a alimentação por outra sonda que ia direto para seu estômago. Depois teve a transição para a mamadeira para, finalmente, 20 dias depois que ela havia nascido, ir pro meu peito.

Para isso ser possível eu frequentava diariamente o Lactário da maternidade, tirando leite na máquina de 3 em 3 horas, de modo a simular que havia um bebê mamando no meu peito, para meu leite não secar. Esse mesmo leite que eu tirava era transportado para alimentar a Lola pela sonda. Foi uma luta. No começo não saia nada e eu achava que nunca ia conseguir amamentar. Doía e era incomodo. Depois saia pouco, 5 ml, 10, 15, crescendo bem devagarinho... eu chorava quase todo dia. Meu peito empedrou e eu tinha muita dor. Tirar leite numa máquina o dia inteiro não era exatamente o que eu tinha sonhado quando engravidei.

Mas as mulheres que trabalham no lactário não me deixaram desistir. Me apoiavam todos os dias me acalmando, acolhendo e aconselhando que o leite viria, que ia aumentar o fluxo e que ao final eu conseguiria amamentar minha filha. Me ensinaram a usar a máquina, a massagear o seio, como me alimentar e muito mais. Hoje amamento minha filha normalmente. Eu e Lola somos eternamente gratas a elas.

Eu e Lola entregando o presente :)
;)
"vida longa e próspera"


5 comentários:

  1. Bom dia, Diana! Que belo relato e notícias! Meus parabéns pela filha e pelo gesto com as mulheres do Lactário! Um beijo e até, Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Mulheres ajudando mulheres! Tão maravilhoso isso. E que ilustração sensível! Estou aqui chorando em ver transformado em desenho todo amor que vc e sua filha sentem uma pela outra. Um beijo grande em vc e na Lola! Benditas sejam as mulheres do lactário! <3

    ResponderExcluir
  3. Didi, você é demais ! Você, Lola e essas mulheres extraordinárias do lactário ! Parabéns a vocês todas, mulheres incríveis ! Um beijo de doce de leite :)
    Soray

    ResponderExcluir
  4. ai didi, como vc é linda! <3

    ResponderExcluir